sábado, 26 de janeiro de 2013

Atividade de Língua Portuguesa e Literatura




Escola Dr. Jaime Monteiro
Gameleira, ___de ___________de ___________
Aluno(a):___________________________
Série : 1º “B”    E.M
Professora: Márcia Oliveira da Silva

Avaliação de Língua Portuguesa e Literatura



Texto 1:
                   Mar Português
Ó Mar salgado, quanto do teu sal são
lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães
choraram!
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar para
que tu fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena se a
alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
mas nele é que espelhou o céu!
                      (Fernando Pessoa, in Mensagem)

01.   Segundo o poeta, o sofrimento do povo ocorreu:
(A) apesar das conquistas portuguesas
(B) em virtude das conquistas portuguesas
(C) para as conquistas portuguesas
(D) antes das conquistas portuguesas
(E) após as conquistas portuguesas


02. “Quantos filhos em vão rezaram!” Com este verso, entendemos que:
(A) o sofrimento do povo foi inútil.
(B) o povo português da época era muito religioso.
(C) muita gente perdeu entes queridos por causa das conquistas portuguesas.
(D) a força da fé contribuiu efetivamente para as conquistas do país.
(E) a religiosidade do povo português era inútil.


03. As palavras que melhor definem o povo português, de acordo com as ideias contidas no texto, são:
(A) fé e competência
(B) inteligência e maturidade
(C) orgulho e religiosidade
(D) perseverança e ambição
(E) grandeza e tenacidade


04. Segundo o texto, para se ir sempre adiante é necessário:
(A) crer no destino
(B) aceitar a dor
(C) viver com alegria
(D) vencer o sofrimento
(E) objetivar sempre o progresso

  05. Com referência ao Barroco, assinale V ou F
A(    ) O tema da fugacidade, da ilusão e das coisas mundanas ocupa o lugar central na literatura barroca.
B(    ) A arte barroca é vinculada à Contrarreforma.
C(    ) A obra considerada o marco do Barroco brasileiro é Canção do Exílio, de Gonçalves Dias.
D(    ) A arte barroca pregava o predomínio da razão sobre os sentimentos.
E(    ) O interesse por temas religiosos e conflito espiritual são características barroca.



06. O Barroco também é chamado de:
(A)Seiscentismo
(B)Romantismo
(C)Futurismo
(D)Realismo
(E)Modernismo

 07.  O maior nome da poesia barroca brasileira foi:
(A) Bento Teixeira
(B) Eusébio de Matos
(C) Padre Antônio Vieira
(D) Gregório de Matos
(E) Machado de Assis

08. O tema central do Barroco se encontra no(a):
(A) nacionalismo
(B) catequese dos índios
(C)
antítese entre a vida e a morte
(D) carpe Diem
(E) crítica social

09. Aponte a única sequência totalmente incorreta:   
(A) Pretenção     compreenção –  ascenssão                 
(B) Excepcional    excesso    exceção
(C) Contexto  – extensão – extensivo
(D) Realizar    agonizar –  civilizar
(E) Enchente    rouxinol    enxada

10. Acentuam-se pela mesma razão os vocábulos:                                                                    
(A) Ignácio - até
(B) fantástico - histórias
(C) tecnológicos - básico
(D) vídeo - público
(E) impossível - rápidas

11. Qual é a finalidade do Novo Acordo Ortográfico que passará a vigorar no Brasil no próximo ano? As mudanças serão apenas na grafia ou a pronúncia também sofrerá alterações?
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12. “... a safra brasileira de soja nos próximos anos deve ultrapassar a dos americanos...”  O pronome grifado na frase acima evita a repetição, no texto, da expressão:
(A) a potência do Brasil.
(B) a segunda maior produção de soja.
(C) a safra de soja
(D) a safra brasileira de soja 
(E) a soja



13. Analise o trecho: “A dureza da vida dessas crianças não deixa nenhum lugar ao amor. Assim que elas nos encontram, é muito difícil fazê-las compreender que nós agimos somente para o interesse delas, pelo amor por elas.” A propósito dos pronomes sublinhados, podemos dizer que:
(A) concordam com “dureza da vida” .
(B) expressão uma circunstância .
(C) deixam o trecho com muita ambiguidade.
(D) concordam com o termo “crianças”, citado anteriormente.


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