sábado, 26 de janeiro de 2013

Atividade sobre pontuação




Atividade de Língua Portuguesa

PONTUAÇÃO

Na interrogação me enrosco
 num caracol sem saída?
Na vírgula me sento um pouco
e descanso, pensativa.
Na exclamação dou um pulo
 fico na ponta dos pés!
No ponto e vírgula me escorrego
e quase paro; mas ando.
Marco passo nos dois-pontos
 e nesta pausa me explico.
No travessão me espreguiço
e deitado presto serviço.
Nas reticências me espalho
vou muito além do que eu falo...
Mas é do ponto que mais gosto,
Termino e me encosto.
                                           Elza Beatriz

01.          Quais são os sinais de pontuação comentados no poema?
_______________________________________________________________________________________

02.          Desses, quais não foram empregados no poema?
__________________________________________

03.          Com o que o ponto de interrogação é comparado? Explique
_______________________________________________________________________________________

04.          Para tratar da vírgula são empregadas as palavras me sento, descanso e pensativa. O que essas palavras sugerem quanto ao papel da vírgula num enunciado?
___________________________________________
__________________________________________

05.          Informe qual é a função dos sinais de pontuação num enunciado:
a.       Travessão:________________________________________________________________________
b.      Reticências:_______________________________________________________________________
c.       Ponto de interrogação:_____________________
______________________________________
d.      Ponto de exclamação:______________________
______________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário