quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Planejamento I Bimestre Língua Portuguesa 8º ano



PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA
8º ANO-  I BIMESTRE - 2013

1. PRODUÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTOS ORAIS

A – Objetivos:
ü  Recitar cordéis;
ü  Dramatizar peça teatral ou fragmento;
ü  Ouvir entrevista televisiva, radiofônica e ao vivo (em sala de aula);
ü  Expressar ideias, sentimentos, experiências e opiniões de leituras realizadas;
ü  Reconhecer o papel da entonação e de outros recursos supra-segmentais na construção do sentido e das intenções pretendidos no texto dramático;
ü  Identificar os interlocutores e seus respectivos papéis numa situação de comunicação oral;
ü  Analisar a variedade de gêneros de discursos orais para poder ajustar-se a essa variedade;
ü  Observar os efeitos de sentido produzidos pela utilização de elementos não-verbais.

B – Conteúdos:
ü  Seleção de procedimentos de leitura adequados às características dos gêneros textuais : cordel,entrevista, peça teatral e texto dramático;
ü  Dramatização de peça teatral ou fragmento;
ü  Audição de entrevista televisiva, radiofônica e ao vivo (na sala de aula);
ü  Expressão de ideias, sentimentos, experiências e opiniões de leituras realizadas;
ü  monitoramento do desempenho oral, levando em conta a intenção comunicativa e a reação dos interlocutores;
ü  observação dos efeitos de sentido produzidos pela utilização de elementos não-verbais.

C – Procedimentos Metodológicos:
ü  Organização de momentos de leitura(individual e compartilhada) e de comentários sobre textos diversos, como: cordel, entrevista e peça teatral, reconhecendo características próprias de cada gênero;
ü  Utilização de estratégias de levantamento de hipóteses por meio de leitura do título e das ilustrações;
ü  Leitura expressiva dos textos.

D- Procedimentos Avaliativos:
ü  Participação e envolvimento nas atividades;
ü  A interação com a escuta atenta e respeitosa dos mais diferentes tipos de interlocutores;
ü  Observação da postura individual e em grupo em momentos de exposição e de trabalhos, da linguagem corporal na entonação e na argumentação com consistência.


2. LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS

A – Objetivos:
ü  Selecionar procedimentos de leitura adequados às características do cordel, da entrevista, peça teatral e do texto dramático para compreensão global, analítica e crítica;
ü  Localizar informações explícitas;
ü  Depreender informações implícitas;
ü  Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições, substituições ou associações que contribuem para sua coesão e coerência;
ü  Reconhecer as idéias centrais do texto;
ü   Reconhecer as características próprias do tipo ou do gênero a que pertence o texto;
ü  Reconhecer os elementos constituintes do esquema narrativo da peça teatral;
ü  Identificar  sentidos ou informações com base em figura, ilustrações e outros recursos  visuais;
ü  Reconhecer, entre partes de textos, das relações textuais indicadas por meio de expressões conectoras;
ü  Identificar a finalidade ou o objetivo pretendido para o texto;
ü  Utilizar com proficiência os elementos constituintes do cordel.

B – Conteúdos:
Leitura de diferentes gêneros textuais:
v  Cordel
v  Entrevista
v  Peça teatral
v  texto dramático
ü  Localização de informações explícitas e implícitas do texto;
ü  Estabelecimento de relações entre partes de um texto, identificando repetições, substituições ou associações que contribuem para sua coesão e coerência;
ü  Reconhecimento das idéias centrais do texto;
ü  Os elementos constituintes do esquema narrativo da peça teatral (rubrica, ato, cenário, tempo, diálogos, personagens, enredo, conflito, desfecho);
ü  Reconhecimento das características próprias do tipo ou do gênero a que pertence o texto;
ü  Identificação de efeitos de sentidos ou informações com base em figura, ilustrações e outros recursos  visuais;
ü  O advérbio na construção do texto.
ü  O sujeito e o predicado na construção do texto;
ü  Reconhecimento, entre partes de textos, das relações textuais indicadas por meio de expressões conectoras;
ü  Identificação da finalidade ou o objetivo pretendido para o texto;
ü  Elementos constituintes do cordel: verso, estrofe, figuras de linguagem, rima, musicalidade.

C – Procedimentos Metodológicos:
üInvestigação sobre o conhecimento prévio do aluno sobre o gênero;
üLevantamento das dificuldades vocabular e consulta ao dicionário;
üReconhecimento de palavras ou expressões quando usadas em sentidos diferentes;
üLeitura de textos dos gêneros em estudo para aprimoramento da leitura a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ênfase;
üEstudo da gramática através dos textos;
üDeterminação das partes do enredo: introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho;
üDescrição física e psicológica da personagem em textos narrativos e descritivos.

D- Procedimentos Avaliativos:                                                                                                                                                           
ü Leitura individual e coletiva;
ü Análise  de textos dos gêneros abordados para compreensão global, analítica e crítica;
ü Reconhecimento das características próprias dos gêneros textuais analisados;
ü Participação e envolvimento nas atividades.


3. PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS

A – Objetivos:
ü   Produzir textos dos gêneros em estudo, considerando o destinatário, a sua finalidade e as características do gênero, atentando para os aspectos discursivos e notacionais;
ü   Elaborar síntese das ideias centrais do texto;
ü   Produzir cordel;
ü   Elaborar perguntas para entrevista, e, posteriormente, elaborar gráfico com os resultados da entrevista;
ü   Utilizar estratégias de escrita.


B – Conteúdos:
ü   Produção de textos dos gêneros considerando o destinatário, a sua finalidade e as características do gênero, atentando para os aspectos discursivos e notacionais;
ü   Elaboração de síntese das idéias centrais do texto;
ü   Elaboração de cordel;
ü   Elaboração de perguntas para entrevista ;
ü   Montagem e interpretação de gráficos sobre o resultado da entrevista e/ou um assunto pesquisado;
ü   Utilização das estratégias de escrita: planejar, redigir rascunho, revisar e reescrever o texto.


C – Procedimentos Metodológicos:
ü   Produção de textos em estudo;
ü   Produção de paráfrase;
ü   Produção e interpretação de gráficos;
ü   Elaboração e realização de entrevistas;
ü   Revisão e correção dos textos;
ü   Exposição dos textos produzidos.

D- Procedimentos Avaliativos:
ü  Produção dos textos em estudo;
ü  Produção e apresentação, em grupo, de cordéis.
ü  Reelaboração do texto;
ü  Reflexão sobre os textos produzidos.  
                                                          

4. ANÁLISE LINGUÍSTICA E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA

A – Objetivos:            
ü  Reconhecer verbo na 3ª pessoa em textos dissertativos;
ü  Conscientizar-se sobre a importância da relação sintática e de sentido entre os termos na oração;
ü  Identificar os recursos gráficos e seus feitos de sentido;
ü  Reconhecer o valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários e lugares, e caracterização de personagens e pessoas;
ü  Reconhecer a função do adjetivo nos predicativos do sujeito e do objeto;
ü  Relacionar o verbo com seu referente, observando a concordância entre eles;
ü  Analisar a transitividade verbal;
ü  Identificar o papel dos complementos verbais e as mudanças de sentido que eles podem gerar;
ü  Identificar os valores semânticos dos advérbios e das locuções adverbiais;
ü  Utilizar com proficiência os conhecimentos ortográficos.

B – Conteúdos:
ü   O estudo do verbo:
v   Na 3ª pessoa em textos dissertativos;
v  Como núcleo do predicado verbal e do predicado verbo-nominal;
v  Impessoais, nas orações sem sujeito;
v  Relacionamento do verbo com seu referente, observando a concordância entre eles.
v  Transitividade verbal
ü   Os recursos gráficos usados para marcar o diálogo em entrevistas;
ü   O valor expressivo do adjetivo em descrições e caracterizações de personagens e pessoas;
ü   A função do adjetivo nos predicativos do sujeito e do objeto;
ü   Os valores semânticos dos advérbios e das locuções adverbiais;
ü   Uso dos porquês, mal/mau e má, onde/aonde, mas/mais.


C – Procedimentos Metodológicos:
ü   Aulas expositivas e dialogadas;
ü   Anotações e exemplificações;
ü   Complementação de frases;
ü   Elaboração de frases, obedecendo aos princípios de concordância;
ü   Análise lingüística a partir de textos;
ü   Exercícios individuais e em grupo.


D- Procedimentos Avaliativos:
ü  Exercícios no livro didático;
ü  Exercícios diversificados para fixação dos conteúdos;
ü  Atividades em grupo;
ü  Exercício avaliativo.

















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