sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Exercícios Figuras de Linguagem



Escola Dr. Jaime Monteiro
Gameleira,____ de _______________ de 2013
Aluno(a):_______________________________________ Série: _____
Professora: Márcia Oliveira da Silva

Exercício de Língua Portuguesa

Aponte as figuras de linguagem presentes nos trechos abaixo:

01. "...dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo".                                                             
 a) metáfora       b) hipérbole         c) antítese       d) anáfora

02 .Você ri da minha roupa/ Você ri do meu cabelo/ Você ri da minha pele/  Você ri do meu sorriso.  (Sandra de Sá).                     
     a) metáfora        b) anáfora           c) eufemismo       d) metonímia

03.  “... a natureza parece estar chorando..”
    a)antítese          b) polissindeto       c) ironia            d) personificação

04. “Naquela terrível luta, muitos adormeceram para sempre.”
   a) anacoluto     b) eufemismo      c) prosopopéia     d) pleonasmo
05. Aquele pudim ficava me olhando e suplicando: “coma-me, coma-me...”
a)    Prosopopéia    b) catacrese      c) metonímia       d) gradação

06. Apesar dos esforços, o país ainda continua analfabeto.
a)    antonomásia   b) metonímia      c) metáfora     d) comparação

07. "E brinquei, e dancei e fui vestido de rei..."
    a) hipérbole              b) anacoluto      c) zeugma        d) polissíndeto

08. Enumere as frases, classificando as figuras de construção.
        (1) hipérbato    (2) pleonasmo     (3) zeugma     (4) elipse

(   ) Precisamos refazer o trabalho tudo de novo
(   ) Ele gosta de moto; eu, de carro.
(   ) “Ouviram do Ipiranga as margem plácidas de um povo heroico  o brado             retumbante”
(   ) Estudamos muito para a prova.

09. “Trabalha, e teima, e sofre e luta!”
     a) polisíndeto       b) assíndeto        c) elipse         d) zeugma

10. “Trabalha, teima, sofre, luta.”
      a) zeugma       b) assíndeto       c) anacoluto   d) elipse

 

Escola Dr. Jaime Monteiro
Gameleira,____ de _______________ de 2013
Aluno(a):_______________________________________ Série: _____
Professora: Márcia Oliveira da Silva

Exercício de Língua Portuguesa

Aponte as figuras de linguagem presentes nos trechos abaixo

01. Assinale a figura de linguagem encontrada em:
"Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor." 
a) silepse                b) catacrese             c) prosopopéia           d) metonímia

02. A figura resultante de uma translação de sentido pela suavização da idéia recebe o nome de:
a) eufemismo        b) pleonasmo          c)  anáfora                  d) ironia

03. Nos versos:
“Bomba atômica que aterra
Pomba atômica da paz
Pomba tonta, bomba atômica...”
A repetição de determinados elementos fônicos é um recurso estilístico denominado:
a) hipérbole      b) onomatopéia          c) aliteração
          d) metonímia

04. No trecho: "Uma palavra branca e fria", encontramos a figura denominada:
a) sinestesia       b) eufemismo       c) pleonasmo         d) antonomásia

05. “Os cupins comeram os pés do armário.”
a) metáfora      b) catacrese            c) ironia        d) antítese

06. “ Vozes veladas, veludosas vozes...”
a) comparação      b) anáfora           c) prosopopeia       d) aliteração

07. Nos trechos: "O pavão é um arco-íris de plumas" e "...de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira..." enquanto procedimento estilístico, temos, respectivamente:
a) metáfora e polissíndeto     b) comparação e repetição     c) metonímia e aliteração      d) hipérbole e metáfora


08. No trecho: "...dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo", a figura de linguagem presente é chamada:
a) metáfora             b) antítese               c) anáfora                         d) ironia

09. Apesar dos esforços, o país ainda continua analfabeto.
b)  Comparação    b) metáfora      c) metonímia     d) catacrese

10.“Você ri da minha roupa/ Você ri do meu cabelo/ Você ri da minha pele/  Você ri do meu sorriso.  (Sandra de Sá).               
a) metáfora        b) metonímia         c) eufemismo       d) anáfora

Nenhum comentário:

Postar um comentário