sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Se eu morresse amanhã



Escola Dr. Jaime Monteiro
Aluno(a):_____________________
Série/Ano : _____    Data:___/___/____
Professora: Márcia Oliveira da Silva

Exercício de Língua Portuguesa

Texto 1: SE EU MORRESSE AMANHÃ
Álvares de Azevedo

Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã;
Minha mãe de saudade morreria
Se eu morresse amanhã!

Quanta glória pressinto em meu futuro!
Que aurora de porvir e que manhã!
Eu perdera chorando essas coroas
Se eu morresse amanhã!

Que sol! Que céu azul! Que doce n’alva
Acorda a natureza mais louçã!
Não me batera tanto amor no peito
Se eu morresse amanhã!

Mas essa dor da vida que devora
A ânsia de glória, o dolorido afã...
A dor no peito emudecera ao menos
Se eu morresse amanhã!

01. “Se eu morresse amanhã, viria ao menos/ fechar meus olhos minha triste irmã”, a relação que existe entre os versos é de
a) causa                 b) perda               
c) compensação       d) lealdade

02. No verso “Minha mãe de saudade morreria” temos:
a) uma hipótese do eu lírico.
b) uma previsão do eu lírico.
c)um desejo do eu lírico.
d) uma ordem do eu lírico.

03. “Se eu morresse amanhã”, o termo em destaque expressa:
a) uma consequência      b) uma finalidade        c) uma comparação        d) uma condição

04. Segundo o poema, qual seria o benefício caso o eu lírico morresse amanhã?
a) a mãe também morreria.
b) a dor no peito cessaria.
c) a natureza acordaria graciosa.
d) a irmã se entristeceria.

05. De acordo com o eu lírico, seu futuro seria:
a) promissor          b) desastroso                       c) incerto                 d) seguro

06. A morte no poema representa para o eu lírico:
a) punição             b) sacrifício                             c) alívio                 d) redenção    

07. O modo verbal que predomina em todo o texto é:
a) indicativo
b) subjuntivo
c) imperativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário