sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Se eu quiser falar com Deus



Escola Dr. Jaime Monteiro
Gameleira, ____ de ____________ de _____
Aluno(a):___________________________
Série/Ano;___
Professora: Márcia Oliveira da Silva

Exercício de Língua Portuguesa

Texto:  SE EU QUISER FALAR COM DEUS                              (Gilberto Gil)
1.     Se eu quiser falar com Deus
2.     Tenho que ficar a sós
3.     Tenho que apagar a luz
4.     Tenho que calar a voz
5.     Tenho que encontrar a paz
6.     Tenho que folgar os nós
7.     Dos sapatos, da gravata, dos desejos, dos receios
8.     Tenho que esquecer a data
9.     Tenho que perder a conta
10.   Tenho que ter as mãos vazias
11.   Ter a alma e corpo nus
12.   Se eu quiser falar com Deus
13.   Tenho que aceitar a dor
14.   Tenho que comer o pão
15.   Que o diabo amassou
16.   Tenho que virar um cão
17.   Tenho que lamber o chão
18.   Dos palácios, dos castelos suntuosos do meu sonho
19.   Tenho que me ver tristonho
20.  Tenho que me achar medonho
21.   E apesar de um mal tamanho
22.  Alegrar meu coração
23.  Se eu quiser falar com Deus
24.  Tenho que aventurar
25.  Tenho que subir aos céus
26.  Sem cordas pra segurar
27.  Tenho que dizer adeus
28.  Dar as costas, caminhar
29.  Decidido pela estrada que ao findar vai dar em
30.  Nada, nada, nada, nada
31.   Do que eu pensava encontrar

Após ler e cantar a poesia, responda às perguntas:
1.         Qual é o desejo do poeta?
______________________________________
2. Para poder realizar seu desejo, o poeta tem que se preparar. Indique os versos que demonstram que o poeta tem que:
a) estar apenas consigo mesmo ____________________________________
b) ser humilde ______________________________________
c) julgar a si mesmo__________________________________
d) confiar em Deus___________________________________
e) se desprender das coisas materiais________________________________

3. Explique o significado dos versos 27 a 31.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Depreende-se que o poeta é um cristão, pois o livro sagrado – a Bíblia – ensina que para falar com Deus é preciso: isolar-se, humilhar-se, julgar-se, confiar em Deus, desprender-se das coisas materiais. Na sua opinião, tudo isso é necessário? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário